quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014


Amigos,

BOA TARDE! 


O post de hoje é para fazer um alerta a respeito de algumas coisas que vários fabricantes fazem e é necessário pensar duas vezes antes de decidir comprar algum equipamento.


A 1ª coisa que gostaria de dizer é que papel aceita tudo! Você encontra datasheets de vários fabricantes e equipamentos dizendo que possuem um alcance de 5km, 10km, 30km, 100km, etc.... Procurem saber a potência de transmissão do equipamento, qual o modelo da antena, quantos dBi elas possuem, frequência e preço...isso mesmo, preço! É impossível que um equipamento com tal cobertura seja muito barato! É aquele velho ditado - quando a esmola é muita, o santo desconfia.


Seguindo na linha de raciocínio acima, também já vi muitas vezes o datasheet dos equipamentos relacionando o número de usuários simultâneos. Gente, para se definir isso, são necessárias várias análises como níveis de interferência, tecnologia utilizada, frequência, velocidade do link que será utilizada, etc.. Não é possível garantir um número de usuários simultâneos sem um estudo preliminar e um teste em campo! Não dê um tiro no escuro. 



Outra coisa que já ouvi muito é a questão de colocarem em um ambiente fechado mais de 50 equipamentos para distribuir sinal para vários usuários. Por favor, pensem que são regulamentados pela ANATEL 11 canais para se trabalhar! Tentem imaginar a interferência que um equipamento causará no outro e com isso a baixa qualidade de acesso que existirá em tal ambiente!!









Essas são algumas dicas, mas existem muitas coisas a se verificar para não comprar gato por lebre. Costumo ver pessoas experientes não prestarem atenção nisso no desenvolvimento do projeto. Quando se coloca em ação esse projeto, já é tarde demais para consertar e acaba tendo um serviço aquém do que era necessário!

Se quiserem mais algumas dicas, contem comigo! Vamos debater juntos!!

Um forte abraço,
José Mario

Nenhum comentário:

Postar um comentário